Dia 10 de setembro é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, o Setembro Amarelo é símbolo da campanha brasileira iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que realizam a conscientização e a prevenção do suicídio. Em 2018, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
O suicídio é uma questão complexa. Pessoas que já pensaram ou tentaram suicídio, relatam que os conflitos que enfrentam em suas vidas, deixam-nas sem reação, com uma sensação de paralisia e desmotivação. Existe um vazio que não se sabe de onde vem. Um sentimento de derrota. Perdem à vontade de seguir em frente. Sentem-se isoladas, sozinhas. Parece que nada mais faz sentindo na vida. O uso de álcool, de drogas, e/ou de remédios parece não amenizar a dor.
Os pensamentos que começam a surgir são de que a única maneira de acabar com o sofrimento, é tirando suas vidas. O suicídio, o sofrimento, a dor, pode estar escondido num vasto sorriso, numa gargalhada, num amigo brincalhão. Portanto, suicídio é coisa séria, não é frescura. É um assunto que por mais difícil, precisa ser falado.
Mas como podemos conscientizar e prevenir o suicídio? Primeiramente, não julgue ou condene pessoas que pensam ou já tentaram suicídio. Dizer que a pessoa é “fraca”, que “quer chamar a atenção”, que isso é “frescura”, não vai ajudar, muito pelo contrário, vai reforçar o sofrimento que esta pessoa está sentindo. Não banalize o assunto, pois ele merece respeito e compreensão. Não brigue ou dê opiniões, pois o seu ponto de vista, pode não ser o mesmo da pessoa que se encontra nessa situação.
Portanto, se você tem interesse em ajudar, comece deixando sua mente livre de preconceitos. Escute o que essa pessoa tem a dizer. Mantenha-se presente na vida dessa pessoa, seja através de um telefonema, do WhatsApp. Incentive-a a procurar por ajuda profissional.
A atuação e a contribuição dos profissionais da Psicologia são de extrema importância, visto que estes estão capacitados para compreender e ajudar na conscientização e na prevenção ao suicídio.
Se você conhece ou está passando por esta situação, saiba que a Psicoterapia pode lhe ajudar.
Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.
Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.
Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre
Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/
ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750