Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

Avaliação, em Psicologia, refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitam ao Psicólogo julgar um comportamento.

A Avaliação Psicológica tem como o objetivo traçar o perfil psicológico do indivíduo. E assim, possibilitar informações sobre personalidade, comportamentos e capacidades intelectivas.

Pode ser apenas realizada por um psicólogo, pois muitas vezes utilizam instrumentos psicológicos que são de uso exclusivo de psicólogos. E essas ferramentas são de grande importância para o processo de avaliação.

É usada em diversos seguimentos, tanto o organizacional (empresas), para recrutamento, retenção, desenvolvimento e treinamento, quanto no educacional.

Neuropsicologia, é uma área que estuda a integração entre cérebro e comportamento humano. Por meio de uma avaliação possibilita uma investigação de como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana. E além da avaliação, propicia meios para tentar corrigir ou melhorar as funções que podem ter sido prejudicadas pelas lesões, o que é chamado de reabilitação neuropsicológica.

Avalia todos os domínios cerebrais, incluindo: capacidade cognitiva, atenção, habilidades acadêmicas, memória, linguagem, capacidade visuoespacial, capacidade sensório-motora, funções executivas e processos sociais e emocionais.

Devendo ser realizada por um profissional da Psicologia registrado no conselho regional que tenha os conhecimentos necessários para tal atividade. É de uso exclusivo de Psicólogos (as) o uso de testes e instrumentos psicológicos ou neuropsicológicos. Procure por um(a) para realizar a avaliação neuropsicológica de seu filho(a).