Avaliação Psicológica e Avaliação de Perfil Comportamental

Avaliação, em Psicologia, refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitam ao Psicólogo julgar um comportamento.

A Avaliação Psicológica tem como o objetivo traçar o perfil psicológico do indivíduo. E assim, possibilitar informações sobre personalidade, comportamentos e capacidades intelectivas.

Pode ser apenas realizada por um psicólogo, pois muitas vezes utilizam instrumentos psicológicos que são de uso exclusivo de psicólogos. E essas ferramentas são de grande importância para o processo de avaliação.

É usada em diversos seguimentos, tanto o organizacional (empresas), para recrutamento, retenção, desenvolvimento e treinamento, quanto no educacional.

A Avaliação de Perfil Comportamental pode mostrar quais os reais comportamentos dos indivíduos no seu dia a dia, mostrando quais seus reais potenciais e pontos fortes com relação ao seu comportamento natural. Normalmente, avaliações, testes e perfis são usados para quatro funções diferentes:
  • Recrutamento: contratar pessoas para cargos sejam candidatos internos ou externos. Avaliações podem ser usadas para “filtrar” os melhores candidatos, para decidir o que perguntar em entrevistas ou para examinar sobre características essenciais de um determinado cargo;
  • Retenção: ferramentas de avaliação podem ser usadas para auxiliar na gestão de relacionamentos dentro da equipe, resolver conflitos, moldar programas de treinamento e assegurar que os seu pessoal esteja no cargo certo. Funcionários que trabalham em um ambiente positivo, onde se sintam valorizados, tendem a querer manter o emprego e produzir mais.
  • Desenvolvimento: isso cobre uma área ampla, desde desenvolvimento pessoal até organizacional. Ferramentas de avaliação podem ser usadas para treinar funcionários com dificuldades no cargo, para reunir equipes de projetos de alta performance, para auxiliar na mudança de gestão ou para examinar possíveis questões dentro da equipe, do departamento ou da empresa.
  • Treinamento: avaliações podem identificar pontos fortes e limitações, detectar necessidades de treinamento e avaliar o êxito dos cursos oferecidos.