As principais patologias do transtorno alimentar são a anorexia e a bulimia.
São alterações nos padrões alimentares que prejudicam seriamente a saúde física da pessoa.
Indiscutivelmente existe uma raiz psíquica nesses transtornos.
O corpo é o lugar em que os conflitos internos se expressam.
Trata-se de problemas de ordem emocional que por não serem compreendidos pelo paciente são colocados no corpo numa tentativa infrutífera de serem resolvidos.
O paciente sofre por uma luta cruel e constante travada entre a sua imagem enxergada no espelho e aquela que ele idealiza.
Ele idealiza essa imagem de um corpo ideal e o que ele consegue é apenas um sentimento de vazio.
Os quilos a menos não trazem a tão esperada felicidade porque o problema reside na auto-estima e não na balança.
É muito comum que haja um revezamento entre anorexia e bulimia, mesmo que isso pareça incoerente. Estabelece-se entre o sujeito e o alimento uma relação de paixão, mas de uma paixão passional.
Tudo o que a anoréxica no fundo quer é poder ter o alimento em abundância e comer sem limites, por isso muitas vezes esse é ciclo que se instala, passando da anorexia para a bulimia e vice-versa.
Na anorexia o tempo todo está presente a tensão entre a necessidade de comer e a recusa em se alimentar. O alimento é amado e odiado, bom e ruim.
O super investimento no alimento o eleva a uma imensa importância na vida dessas pessoas e se passa muitas horas do dia em volta de pensamentos relacionados a alimentação.
Essa mesma relação que se tem com o alimento, de grandes ambivalências podem ser vividas no interior da pessoa que sofre desses distúrbios.
Também possa haver uma grande luta, com essa mesma ambivalência, travada com a mãe.
Nessa relação mãe-filha o amor e o ódio podem estar muito presentes e ser difícil para o paciente lidar com esses dois sentimentos tão intensos e ambivalentes.
Mas é importante entender cada caso individualmente pois cada pessoa tem uma história particular que merece ser vista e respeitada na sua individualidade.
Esses quadros de anorexia e bulimia podem estar acompanhados de depressão e um desinvestimento nas relações humanas.
Algumas pessoas que sofrem com esse transtorno se sentem pouco amados.
É comum que esses pacientes tenham uma tendência a buscar soluções rápidas para seus problemas como uma forma de defesa contra a dor de enfrentar sua realidade interna, mas é muito importante para a eficácia do tratamento que o paciente se de conta de seus conflitos e compreenda a dinâmica psíquica da sua doença.
O transtorno alimentar é um distúrbio grave que deve ser tratado com seriedade.
A Psicanálise propõe o autoconhecimento e a compreensão dos motivos individuais que levam a essa patologia.
Autora Psicóloga Vanessa Voll
Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.
Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.
Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre
Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/
ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750