Como já diz o ditado “Para morrer, basta estar vivo.”, ou seja, a morte faz parte da vida e é uma passagem da qual não podemos fugir.
Sendo assim todo o ser vivo que nasce consequentemente morrerá. E é exatamente por sabermos dessa premissa e termos consciência da inevitabilidade da morte, que criamos ao longo da vida, mecanismos que nos auxiliam a negá-la.
Esses mecanismos são importantes e nos permitem levarmos a vida sem pensar o tempo todo nessa finitude.
No entanto quando perdemos um ente querido, experimentamos uma sensação de vazio e um sentimento de perda intenso, que parecem ser insuportáveis.
A dor se apega ao corpo e passa a estar presente em todos os momentos.
A tristeza, o sentimento de vazio e de perda passam a fazer parte da nossa vida, parecendo que nunca mais irão passar.
O vazio e a tristeza experimentados com a perda, muitas vezes podem ser equiparados a um estado de depressão e fazem parte do processo de luto.
São sentimentos típicos desse momento e precisam de espaço para serem vivenciados.
É de suma importância poder contar com o apoio da família, dos amigos e de pessoas queridas, para que essa fase possa ser vivida e superada.
É como se tivéssemos que reacomodar o papel daquela pessoa dentro da nossa vida, tendo que fazer uma reestruturação geral, sem a presença dela.
Como por exemplo a esposa que perde o marido e nessa nova realidade tem que tomar conta da casa e das demandas dos filhos sozinha, ou a mãe que perde um filho em um acidente e terá de conviver com essa falta pelo resto da vida.
O difícil nessa história é a aceitação dessa nova realidade, pois apesar de sabermos que a morte faz parte do ciclo natural da vida, nunca tivemos uma representação nítida do que ela é.
O pior de tudo é que muitas vezes, quando menos esperamos, ela bate a nossa porta.
Logo que o ente querido se foi, é comum que a pessoa envolvida no processo de luto, não aceite essa ausência e passe a negar essa nova realidade, o que é normal.
Esse é o primeiro passo para a elaboração de um processo de luto.
O segundo passo será com o passar do tempo, ir aceitando o fato, a realidade da perda, para posteriormente, no passo seguinte, ir elaborando essa dor, adaptando-se e ajustando-se a um ambiente onde essa pessoa querida já não está mais presente.
Por último reacomodar emocionalmente o lugar que essa pessoa ocupava continuando a vida apenas com as memórias e sem a presença física dela.
De acordo com Freud (1913, p.65) “o luto tem uma tarefa física que precisa cumprir: a sua missão é deslocar os desejos e lembranças da pessoa que faleceu.
Assim como a criança passa por etapas para seu desenvolvimento saudável, as etapas do luto também precisam ser vivenciadas para que não ocorram traumas ou danos futuros.”
Mas este é um processo que deve ir acontecendo aos poucos, pois não é da noite para o dia que se supera a morte de alguém.
A dor sentida, deve ser vivenciada e encontrar espaço para ser expressada.
É com o passar do tempo que estes sentimentos vão se esvaziando e que a normalidade na vida da pessoa que ficou vai se reestabelecendo. Não dar o devido espaço para que esses sentimentos venham a tona pode inclusive prolongar o processo de luto e tornando-o um luto patológico, não permitindo que a pessoa consiga retomar a sua vida.
Nestes casos procurar um psicólogo e uma psicoterapia é de suma importância.
Já nos casos de um luto normal, a psicoterapia também pode ajudar muito, auxiliando as pessoas que sentem não ter um espaço dentro de casa para expor a sua dor e os sentimentos de perda.
Volto a repetir, que ter alguém para dividir essa dor é necessário.
AUTORA: Psicóloga Ursula Parisotto
Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.
Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.
Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre
Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/
ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750