abuso-sexual-psicologa

Precisamos falar sobre Abuso Sexual

O abuso sexual é mais frequente na vida das pessoas do que do que o senso comum pode imaginar.

Talvez essa ideia se construa com o fato das vitimas se calarem pela vergonha que sentem e muitas vezes, por mais chocante que pareça, pela culpa.

 

Mas como assim, culpa?

 

Essa culpa na verdade não pertence a pessoa que sofreu o abuso, mas sim ao abusador, no entanto, por questões psíquicas e por um jogo psicológico a vitima passa a assumir internamente esse sentimento, o que gera cada vez mais  dificuldade do abusado conseguir contar para alguém a situação que enfrentou.

 

Nesse sentido, os abusadores são cirúrgicos em livrar-se dessa culpa e fazer com que a pessoa que sofreu o abuso sinta-se culpada.

Tudo isso parece confuso, mas depois de muito tempo trabalhando e tratando indivíduos que sofreram abuso das mais diversas ordens, fica mais claro que esse é um dos principais conflitos existentes.

Como pode uma criança ter o discernimento de que  ela não é a culpada pelo abuso que seu cuidador cometeu, se essa era a pessoa em quem ela confiava.

Internamente fica tudo muito confuso.

 

A psicoterapia tem por objetivo ajudar essa vitima a ressignificar esses conflitos internos, para que possa seguir sua vida sem a angustia e a culpa de ter provocado esse fato.

 

O trabalho com o terapeuta é longo e desafiante, tem que se ter coragem para tocar em questões que a indivíduo passou a vida inteira querendo esquecer.

 

Com a prática clínica fica cada vez mais evidente que os abusos são lembrados e se fazem presentes na vida da indivíduo e não mais como lembranças, mas como sintomas, por exemplo: dificuldades de relacionamentos, dificuldades na vida sexual, colocar-se sempre a mercê dos outros, carregar consigo um sentimento de culpa que aparentemente não tem explicação, colocar-se frequentemente em situações de risco entre outros.

 

Sei que o primeiro passo em busca de ajuda é complicado, como dividir com um estranho seus segredos mais íntimos, se quem deveria ter tomado conta de mim ultrapassou os limitas?

Mas posso garantir que dado esse passo se abre um horizonte de novas possibilidades e significações na vida!

 


AUTORA PSICÓLOGA URSULA PARISOTTO

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Marque sua consulta