coparentalidade psicologa

A Importância da Coparentalidadde na Relação do Casal

A chegada do primeiro filho dá início a uma nova etapa no ciclo de vida de um casal diante de uma nova rotina, mudança de hábitos, expectativas e apreensões relacionadas ao novo membro que está por chegar.

A relação conjugal não deixará de existir, mas o casal terá mais uma função a exercer, a chamada relação coparental.

Coparentalidade é a forma como os casais dividem a liderança e se apoiam nas funções parentais ao estarem presentes no cotidiano dos filhos que exige cooperação e interação entre cônjuges. As principais tarefas dos responsáveis são educação, higiene, atenção, afeto e socialização dos filhos, à medida que a vão crescendo tendem a explorar um raio cada vez maior em seus ambientes que exige mais autonomia e também orientação familiar.

Para um funcionamento familiar saudável é importante que haja por parte dos pais e da/o filha/o aceitar a autoridade dos responsáveis como um organizador do sistema parental. Isso quer dizer que é importante ter bem delimitado os papeis e hierarquias dentro da família. Os filhos não devem estarem envolvidos na relação do casal que envolvem os aspectos legais, sexuais, românticos, emocionais ou financeiros que fazem parte dos relacionamentos dos adultos.

O casal deve encontrar formas de solucionar seus conflitos e desenvolver padrões viáveis para expressa um ao outro suas dificuldades sem envolver os filhos em temáticas que não estão preparados para determinadas decisões que possam gerar culpa e sofrimento na criança.

É fundamental a divisão de responsabilidades e tarefas da rotina entre cônjuges que envolvem as atribuições domésticas, cuidados, valores morais, disciplina e expectativas de comportamento e necessidades emocionais com o intuito de favorecer o desenvolvimento integral da criança e a interação familiar.

No contexto atual está cada vez mais comum e valorizado a cooperação e interação entre os cônjuges na criação dos filhos. A qualidade da coparentalidade pode afetar de maneira positiva e satisfatória na relação do casal, gerando admiração e respeito no relacionamento através do empenho de ambos.

 

AUTORA PSICÓLOGA MICHELE ASSIS MULLER

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta