trasntorno alimentar

Transtornos Alimentares

O alimento é fonte de vida e prazer, influencia diretamente nosso cotidiano. Através do alimento compartilhamos momentos e celebramos histórias. Ao falarmos de alimentação, também estamos falando da relação que estabelecemos com a comida e do papel que ela representa na nossa vida.

Atualmente a preocupação exagerada com o peso e a aparência corporal geram expressiva ansiedade e insegurança em grande parte da população. Muitas vezes provocando prejuízos como baixa autoestima e busca incessante pela perfeição. Desta forma, vê-se necessário falarmos sobre os danos que estes comportamentos e sentimentos podem causar: Os Transtornos Alimentares.

Os transtornos alimentares (TA) definem-se por disfunções mentais que perturbam gravemente o comportamento alimentar, causando prejuízos psicológicos, sociais e nutricionais. Os tipos mais comuns de TA são Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. A Anorexia se caracteriza por recusa ou restrição alimentar severa e leva ao emagrecimento extremo. Já a Bulimia apresenta quadro caracterizado por compulsão alimentar periódica (comer muito, por um curto espaço de tempo), seguido de vômitos induzidos ou métodos laxativos.

O tratamento psicológico, através da psicoterapia, se mostra fundamental para tratar os transtornos alimentares. A psicologia busca trabalhar os comportamentos, pensamentos e sentimentos disfuncionais envolvidos neste processo. Na maioria das vezes, também se faz necessário o acompanhamento multiprofissional, dada a complexidade da demanda.

O processo envolve técnicas que visam diminuir a ansiedade, o sentimento de culpa e a autocrítica em relação ao seu próprio corpo, bem como melhorar a relação do paciente com a comida, tudo isso com o objetivo de proporcionar bem-estar emocional e recuperação da autoestima.

 

AUTORA PSICÓLOGA DEBORA LABARTHE

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Marque sua consulta