familia quando

Terapia de família, quando começar?

A terapia de família tem como objetivo central trabalhar as relações, vínculos e interações familiares.

Acredita que todo indivíduo influencia e é influenciado pelo sistema no qual está inserido, existindo uma intensa troca entre as partes e o todo.

É comum as famílias iniciarem a terapia com queixas relacionadas a brigas excessivas, cobranças, falta de comunicação, desentendimentos, mágoas, afastamentos, frustrações, entre outras.  Essas queixas geram modos de interação extremamente disfuncionais, pois modulam ações e reações problemáticas, interferindo profundamente os vínculos e o clima familiar. 

O distanciamento, ou a excessiva intromissão na vida uns dos outros, bem como as alianças e coalizões, são alguns dos sintomas que denunciam a dinâmica conflituosa do sistema.  

O psicólogo utiliza a escuta ativa de cada um dos membros, identificando gatilhos e nomeando sentimentos que impedem que as relações se estabeleçam de forma respeitosa e saudável. 

Enquanto estratégias de mudança, são  promovidas à comunicação de forma não violenta, possibilitando o diálogo aberto e receptivo entre os familiares.

Durante as sessões os membros são encorajados a praticar o olho no olho, com intuito de “estar em presença” enquanto outro membro comunica. A “linguagem do eu”, também é incentivada como uma maneira de  garantir uma postura auto responsável e reflexiva.

Além de técnicas que estabelecem o senso de intimidade e organização do sistema, a terapia de família, resgata a possibilidade de negociação entre os membros e reorganiza de forma flexível as regras que compõem o sistema familiar.

Isto resultará em mudanças profundas, possibilitando novas formas de interação e experiência entre os membros evidenciados no dia a dia de cada família. 

AUTORA PSICÓLOGA DEBORA LABARTHE

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta