A terapia de casal surge como uma aliada na resolução dos conflitos conjugais. Através de técnicas psicoterapêuticas são observados fatores mantenedores do conflito, bem como padrões comportamentais e interacionais entre os cônjuges que facilitam ou dificultam a relação satisfatória.
Durante as sessões são utilizadas técnicas como a árvore genealógica ou genograma, que auxiliam a entender crenças e valores do casal, os quais naturalmente são transmitidos pelas famílias de origem e exercem influência direta na relação amorosa.
Geralmente, os casais que buscam a terapia têm internalizado tanto exemplos de casais ideais como exemplos de casais destrutivos. Através dessas expectativas e frustrações dos cônjuges, são abordadas possíveis formas de resolução de conflitos.
A terapia de casal auxilia na expressão de sentimentos e na aceitação das ideias do outro, ajudando a adquirir maior conhecimento sobre a demanda do outro na relação. Essas são ferramentas fundamentais para aumentar o ajustamento conjugal.
A comunicação disfuncional surge como uma das principais buscas pela terapia de casal, considerando que padrões comunicacionais negativos podem cristalizar a dinâmica conjugal, dificultando a mudança da interação do casal ao longo do tempo.
Trabalhar o desenvolvimento da empatia, por sua vez, também tem impacto fundamental nos resultados da terapia, além de uma ação conjunta entre os membros para que os conflitos se ajustem e a mudança seja possível, gerando reaproximação e consolidação do vínculo.
AUTORA PSICÓLOGA DEBORA LABARTHE
Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.
Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.
Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre
Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/
ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750