terapia de casal

Terapia de Casal: Quando Começar?

O que impulsiona o casamento ou a união entre duas pessoas é, na maioria das vezes, a atração física e emocional. Os ingredientes que compõem esta escolha são constituídos por diversas manifestações de afeto, carinho, admiração e apoio. Entretanto, os conflitos também fazem parte destes ingredientes, sendo fatores constituintes das relações íntimas. Dependendo da maneira como os conflitos são vivenciados, podem aprimorar e criar novas oportunidades para a relação, bem como gerar danos e sofrimento ao casal. Neste sentido, para que a relação se estabeleça de forma saudável e satisfatória, é imprescindível que se construa amparada pelo diálogo e abertura.

O casamento e as relações afetivas exigem mudanças e adaptações contínuas do casal. A forma como a relação se estrutura dependerá de esforços mútuos para cultivar o amor e administrar os conflitos. Muitas vezes, a relação conjugal inunda-se em divergências, confrontos, discussões e, por consequência, distanciamento. Sendo assim, quando há ocorrência frequente de conflitos, mostra-se necessária a busca pela terapia de casal, visto que é uma ferramenta de apoio no processo de resolutividade das desavenças conjugais e amorosas.

A busca pela terapia de casal é indicada quando as queixas tornam-se mais frequentes e a insatisfação mais duradoura, gerando sofrimento entre os parceiros. Geralmente, nessa fase da relação, as tentativas de resolução de conflitos revelam pouco ou nenhum efeito. Essas tentativas mal sucedidas reverberam em sofrimento e dor, diminuindo a esperança e fragilizando ainda mais a relação.

A psicoterapia de casal tem o compromisso de promover saúde emocional para os parceiros, proporcionando um ambiente amistoso para a expressão dos sentimentos, sempre respeitando a subjetividade e o ponto de vista de cada membro. Dessa maneira, importante ressaltar que esse tipo de terapia tem como foco a resolução de conflitos, e não somente a manutenção ou ruptura do casamento. Uma visão imparcial e livre de vícios por vezes é necessária, razão pela qual a busca por ajuda profissional nesses momentos complicados da vida a dois pode trazer maior facilidade na resolução das divergências.

AUTORA PSICÓLOGA DEBORA LABARTHE

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Marque sua consulta