psicologa ser

Sobre ser quem se é

Que tarefa difícil essa, de sermos quem somos. Na medida certa para não nos sermos tanto a ponto de magoar os outros; nem sermos pouco a ponto de não respeitarmos as nossas verdades. Os nossos pontos de vista. Os nossos sentimentos. As nossas histórias e desejos. Os nossos medos. As nossas inseguranças. As nossas espontaneidades. Os nossos atos falhos. Os nossos erros. As nossas escolhas. As nossas perdas com as nossas escolhas.

Não é fácil ser quem se é. O caminho para chegar nesse lugar é longo, solitário às vezes. Mas necessário. Necessário se quisermos viver de uma forma que não agrida a nossa essência, que não viole nossos limites, mas que não invada aquilo que é verdadeiro para o outro.

Ser quem somos implica reconhecer que somos seres faltantes e os outros também. É aprender que só ganha quem está disposto a perder. Perco a razão, mas ganho um abraço. Troco meu orgulho por uma boa conversa. Reconheço a minha falha e ganho um amigo. Renuncio do meu tempo e ganho o tempo de alguém. Digo o que sinto e descubro o que o outro sente.

E precisamos sentir para não ressentir. Para não parar no tempo. Para não esperar para sempre. Aquele emprego, aquela oportunidade, aquele convite, aquela pessoa, aquela viagem. E sentir, desejar, ir ao encontro de e não saber o que vai vir, é dolorido mesmo quando se trata de algo bom. Pois o bom, ainda que muito esperado, nunca será aquele ideal. E é preciso abrir mão do ideal para ter algo real nessa vida.

Então, quem você é? Qual a sua verdade? Quais são seus ideais? Existe espaço aí dentro para outras verdades que não somente as suas? Existe flexibilidade para acomodar outras pessoas – não as perfeitas e idealizadas, mas aquelas verdadeiras e incompletas? O que você busca? Está preparado para encontrar o que está procurando? Ou para encontrar o que nunca achou que queria?

A única certeza é: são as incertezas e as angústias inerentes à vida que nos inquietam e nos fazem seguir em busca de nós mesmos.

AUTORA PSICÓLOGA LUANA FIALHO

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta