terapia de casal thumb

Quando procurar um psicólogo?

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre quando ou por que procurar um psicólogo. Ainda existe um pensamento de que acompanhamento psicológico é indicado apenas para pessoas loucas ou muito problemáticas, quando na verdade ajuda a evitar crises maiores e alivia os mais diversos tipos de sofrimento.
Freud já dizia que quem se trata tem um relacionamento diferente com o que chamamos de destino. Falar sobre o que nos acontece, o que não nos acontece; sobre o que sonhamos, sobre o que desejamos ou tememos. Estas são algumas formas de falarmos com partes nossas que às vezes nem sabíamos que estavam ali. A terapia ajuda quem decide olhar para si mesmo a fazer as pazes com quem se é, oferecendo nesta jornada uma possibilidade de ir em busca da vida que quer – e que é possível – viver.
Muitas vezes a busca pelo tratamento ocorre por questões mal resolvidas ou que marcaram o passado do indivíduo; ou, ainda, por questões atuais que estejam causando algum tipo de sofrimento emocional na pessoa. A verdade é que para onde quer que a gente vá, a gente se leva junto. Não temos como fugir de nós mesmos, das nossas angústias. Não podemos mudar os outros, mas podemos tentar mudar a forma como lidamos com o que os outros nos oferecem (ou não oferecem). Não temos controle sobre muitas coisas na vida, mas acredito que podemos ser donos das nossas histórias na medida em que buscamos o autoconhecimento.
Quem já andou de avião sabe: a recomendação em casos de perigo sempre é colocar primeiro a própria máscara de oxigênio para somente depois ajudar quem estiver com dificuldades. Na nossa vida acredito que existem momentos assim também: precisamos primeiro garantir a nossa segurança (emocional) para então podermos estar aptos a ajudar quem está ao nosso lado. Por vezes aceitamos coisas que nos fazem mal pensando no outro, podendo nos trazer grande sofrimento. Se você não está bem e sente a repercussão disso nas suas relações, a terapia tem muito a contribuir para sua melhora.
A psicoterapia psicanalítica não é mágica e também não faz promessas. Cada um tem o seu tempo (por esta razão não existe um tempo específico de tratamento) e saber de si é mais difícil do que parece ser (se responsabilizar por quem se é pode ser doloroso, mas necessário). No entanto, a recompensa vem mais adiante com a possibilidade que encontramos de viver uma vida com mais autonomia e menos sintomas de um passado que pôde ser finalmente entendido, ressignificado e deixado para trás em prol de um futuro mais agradável.
AUTORA PSICÓLOGA LUANA FIALHO

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta