psicologia do esporte

Psicologia do Esporte e Saúde Mental

Nos jogos Olímpicos de Tóquio 2020/21 um assunto chamou a atenção de todos nós a Saúde Mental, principalmente quando o assunto era sobre Ginástica Artística, onde a sua principal competidora Simone Biles a favorita a ganhar tanto a competição individual geral quanto a disputa por aparelhos desistiu de competir nas finais, justificando que estaria com problemas relacionados a sua saúde mental, não sentindo seu corpo conectado com a sua mente e que naquele momento o correto seria não competir como método de preservar sua saúde tanto mental quanto física já que também temia por alguma lesão.

Mas nem só no caso da desistência ouvimos falar de saúde mental, muitos atletas ganhadores de medalhas já citavam o quanto estavam bem mentalmente salientando que faziam atendimentos com psicólogo(a), com a essa repercussão se tomou conhecimento que os atletas também cuidam da sua saúde mental, trazendo o quanto é importante o cuidado que todos nós devemos ter quando se fala de saúde mental. O que diferencia o tratamento convencional do tratamento com atletas que para este o profissional tem especialização em Psicologia do Esporte, também chamada de Psicologia do Esporte e do Exercício.

Mas o que é a Psicologia do Esporte e do Exercício?

É o estudo científico de fatores psicológicos e emocionais que estão associados com a participação e performance no esporte ou em atividades físicas. O objetivo principal do Psicólogo do Esporte é ajudar o atleta a usar seus princípios emocionais e psicológicos para a melhora da performance, bem como compreender o bem-estar e saúde emocional do atleta em suas participações em atividades físicas, esporte ou exercícios, para que as adversidades do esporte não afetem o desenvolvimento na carreira ou na prática esportiva.

A Psicologia do Esporte e do Exercício tem sido cada vez mais reconhecida no campo da Psicologia e tem se desenvolvido através de disciplinas na graduação, cursos pós-graduação e na prática profissional do trabalho com atletas e equipes. Esta modalidade vem se desenvolvendo através do reconhecimento das pessoas envolvidas no esporte sobre a grande importância dos fatores psicológicos que podem ser determinantes para a performance do atleta ou da equipe. A prática esportiva, seja ela profissional ou amadora, têm grandes adeptos por todos os lugares do mundo e é realizada em inúmeras modalidades. Por isso, a Psicologia do Esporte ocupou-se de estudar, através da ciência, essa prática por meio de comportamentos, pensamentos, sentimentos e emoções dos atletas. A ciência que estudo a prática esportiva, também denominada Ciência do Esporte, engloba uma série de outras profissões como medicina desportiva, nutrição desportiva, biomecânica, sociologia do esporte, fisioterapia, entre outras. Todos esses profissionais, trabalhando em conjunto com o psicólogo e podem auxiliar na performance e na carreira do esportista.

O psicólogo do Esporte atua com:

  • Atletas de Auto Rendimento;
  • Iniciação Esportiva;
  • Crianças;
  • Atletas amadores
  • Pessoas com limitações físicas e mentais
  • Pessoas da Terceira Idade;
  • Pessoas que Praticam Exercícios em seu Tempo Livre;

AUTOR FABRIZIO SERODIO GIMENES

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Marque sua consulta