setembroamareloportal1

Precisamos falar sobre Suicídio

Por muitos anos o assunto suicídio foi silenciado, gerando índices alarmantes de mortalidade, padecimento e dor para todos aqueles que estão passando por situações de sofrimento intenso e dúvidas sobre como lidar com isso. Refletir sobre suicídio sempre gera
muitos questionamentos.

Afinal, por que uma pessoa se mata? o que leva uma pessoa a tirar sua própria vida e desistir de tudo?

É importante ressaltar que o suicídio deve ser compreendido como um ato multidimensional, ou seja, fruto de uma interação ambiental, social e genética.

A presença de transtornos mentais como a depressão e a bipolaridade, por exemplo, também colabora para o risco. Frequentemente, o comportamento suicida está ligado à incapacidade da pessoa reconhecer caminhos para a solução de seus conflitos, optando pela morte como resposta à situação estressante. Sinais depressivos como isolamento social, acompanhado de irritabilidade, visão pessimista sobre si e sobre a vida, ideias de autopunição, dificuldades de comunicação durante uma crise depressiva e comportamentos autodestrutivos como uso de drogas e álcool pedem atenção para o risco de suicídio.

Muitas vezes, a falta de conhecimento e informação sobre o assunto por parte da sociedade,  dos profissionais da saúde e dos familiares que convivem com pessoas potencialmente vulneráveis limita a prevenção. Portanto, buscar ajuda de profissionais capacitados para tratar a doença, fazer terapia, além de falar sobre a depressão na mídia, na escola e na sociedade em geral ajuda a detectar e tratar adequadamente a depressão como uma doença séria e de risco, que pode levar ao suicídio.

Referir-se ao tema de forma responsável e realista, abordando sinais e fatores de risco, ajuda a desestigmatizar o tema e viabiliza maior informação e orientação para as pessoas, proporcionando apoio, prevenção e redução das taxas de suicídio.

AUTORA PSICÓLOGA DEBORA LABARTHE

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta