terapeuta

O que faz um terapeuta?

Ontem alguém me perguntou se eu dava conselhos aos pacientes,  então me dei conta de que essa é a expectativa de muitos que buscam um psicólogo. A verdade, e o que eu respondi a quem me perguntou, é que o trabalho do terapeuta está muito mais na escuta do que na fala. É dizer ao paciente o que ele mesmo diz, repetidamente, mas que não se percebe dizendo.

Um conselho implica uma opinião pessoal a respeito do assunto, e ao terapeuta não cabe ocupar este lugar. Ninguém sabe mais de seus conflitos do que aquele que sofre com eles. O que o terapeuta pode fazer é guiar o paciente na descoberta de algumas respostas e, como consequência, de mais perguntas, já que são elas que sustentam um tratamento: o desejo de saber mais sobre si para então poder fazer algo diferente do que faz inconscientemente (o famoso “sem querer querendo”, “dedo podre”, etc). Com o trabalho da dupla paciente/terapeuta vem também a descoberta de que nunca se saberá de tudo. É um paradoxo: quanto mais sabemos, mais nos damos conta de que tem muito que não sabemos. Acredito que (con)viver com isso é o maior desafio que há – tanto para o paciente, quanto para o terapeuta.

Muitas vezes aquilo que te prende está por dentro, e não fora como pode-se imaginar. A psicoterapia proporciona um espaço ao paciente poder dar-se conta deste “aprisionamento” e a pensar sobre o significado disso em sua vida. Falar em voz alta – e na presença de uma escuta qualificada – sobre medos, ansiedades, crenças sobre quem se é e por que se é daquela maneira, pode ser libertador.

Libertador porque coloca o indivíduo responsável por si mesmo, pelo seu destino; pelas suas derrotas, mas também pelas suas conquistas. É… A liberdade custa (muito!), mas vale a pena para quem se dispõe ao duro trabalho de tomar as rédeas da própria vida.

 

AUTORA PSICÓLOGA LUANA FIALHO

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Marque sua consulta