avaliacao-psicologica-infantil-porto-alegre

Avaliação Neuropsicológica Infantil

A Avaliação Neuropsicológica é uma avaliação sistemática das relações entre cérebro e comportamento.

Tendo como objetivo identificar a presença ou ausência de transtornos do desenvolvimento e cognitivos. Assim como dificuldades na obtenção de habilidades.

 

O que ela avalia?

 

Avalia todos os domínios cerebrais, incluindo: capacidade cognitiva, atenção, habilidades acadêmicas, memória, linguagem, capacidade visuoespacial, capacidade sensório-motora, funções executivas e processos sociais e emocionais.

 

Capacidade cognitiva é conjunto de habilidades que envolvem criatividade, raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato e aprender de acordo com as experiências.

Atenção é capacidade da criança de manter o foco e as informações no cérebro durante a realização de tarefas, ignorando distratores que possam interferir na realização do trabalho.

Habilidades acadêmicas são habilidades que derivam do funcionamento adequado e integrado dos domínios cerebrais. Podendo impactar no rendimento escolar da criança.

Memória é composta por elementos verbais, visuais e auditivos, que se referem ao registro original, consolidação, evocação e reconhecimento de informações.

Linguagem é a habilidade de tornar efetiva a comunicação, pode utilizar a fala, a escrita ou sinais.

Capacidade Visuoespacial são diferentes habilidades relacionadas à percepção e ao processamento das informações visuoespaciais.

Capacidade sensório-motora é conseguir controlar movimentos manuais de maneira a deixa-los mais precisos e rápidos.

Funções Executivas são conjuntos de habilidades cognitivas e processos críticos do comportamento e pensamento complexo (organização, planejamento, resolução de problemas).

Processos sociais e emocionais é a maneira como a criança se comporta em diversos ambientes no sua rotina. É avaliado o comportamento e a personalidade da criança.

Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?

Pode ser composta por uma ou mais entrevistas clínicas com Psicologo(a) e observações com a criança; entrevistas com familiares ou responsáveis, professores e demais profissionais que atendem a criança.

Assim como aplicação de instrumentos neuropsicológicos que avaliem as áreas de funcionamento cerebral.

Para complementar o profissional da neuropsicologia deve analisar avaliações escolares, registros médicos, avaliações psicológicas ou neuropsicológicas anteriores, se houverem.

 

Por que realizar uma Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica possibilita uma compreensão do cérebro e do comportamento da criança e como tais fatores se relacionam.

E com isso, propicia uma visão clara da forma com que a criança aprende e adquire novos conhecimentos, se relaciona com mundo a sua volta e quais são os seus recursos cognitivos.

 

Deve ser realizada por um profissional da Psicologia registrado no conselho regional que tenha os conhecimentos necessários para tal atividade.

É de uso exclusivo de Psicólogos(as) o uso de testes e instrumentos psicológicos ou neuropsicológicos.

Procure por um(a) para realizar a avaliação neuropsicológica de seu filho(a).

 

Referência: Argimon, Irani Iracema de Lima e Lopes, Regina Maria Fernandes Lopes. Avaliação Neuropsicológica Infantil: Aspectos Históricos, Teóricos e Técnicos. In: Avaliação Neuropsicológica Infantil, 2017, Sinopsys Editora.

Agende já a avaliação neuropsicológica de seu filho (a)!

 


Autora: Psicóloga Natália dos Santos Aydos Rodrigues


Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta