ptsd

Estresse Pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático é uma condição de saúde mental desencadeada por um evento aterrorizante – seja vivenciado ou testemunhado. Os sintomas podem incluir flashbacks, pesadelos e ansiedade severa, bem como pensamentos incontroláveis sobre o evento.

A maioria das pessoas que passa por eventos traumáticos pode ter dificuldade temporária de adaptação e enfrentamento, mas com o tempo e um bom autocuidado, elas geralmente melhoram. Se os sintomas piorarem, durarem meses ou até anos e interferirem no seu funcionamento diário, você pode ter a condição.

Obter tratamento eficaz após o desenvolvimento dos sintomas de estresse pós-traumático pode ser crítico para reduzir sua intensidade e melhorar seu quadro.

Quando você passa por algo que considera traumático, é compreensível sentir alguns sintomas de estresse pós-traumático depois, como sentir-se apático ou ter problemas para dormir. Isso às vezes é descrito como uma “reação de estresse agudo”.

Muitas pessoas acham que esses sintomas desaparecem dentro de algumas semanas, mas se seus sintomas durarem mais de um mês, você pode receber um diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Pessoas consideradas em risco incluem militares de combate, sobreviventes de desastres naturais, sobreviventes de campos de concentração e sobreviventes de crimes violentos.

Pessoas empregadas em ocupações que as expõem à violência (como soldados) ou desastres (como trabalhadores de serviços de emergência) também estão em risco. Outras ocupações de maior risco incluem policiais, bombeiros, pessoal de ambulância, profissionais de saúde, maquinistas, mergulhadores, jornalistas e marinheiros, além de pessoas que trabalham em bancos, correios ou lojas.

Se você acha que pode estar enfrentando um episódio de Estresse Pós-Traumático procure ajuda profissional. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais cedo conseguirá sair da situação.

#psicologia#psicoterapia#saudemental#trauma#estresse

COMPARTILHE