concha criança

Escutar é Diferente de Ouvir

Ouvir é perceber o som através da audição. Disso sabemos bem, pois, ouvimosmúsica, ouvimos buzinas no trânsito, o barulho da chuva, ouvimos a campainha, ouvimos o som da voz, do choro, ouvimos e ouvimos muito. O tempo todo. A vida não é nada silenciosa. Nem por dentro, nem por fora. Ouvimos os nossos pensamentos, que nem sempre, fatos são.

E quem escuta tudo isso? O que aparece em formato de ruído a todo tempo. Sem pedir permissão, vão invadindo nossos ouvidos.

Ainda bem que não é tudo que se ouve, que se escuta. Mas muita coisa que deveria ser escutada, é apenas ouvida.

Porque escutar, é entregar a atenção para aquilo que tem som. E a atenção é coisa valiosa, cuidadosa e perspicaz.

Quando a gente escuta algo, aquilo tem efeito, um efeito que constrói, ou talvez, desconstrói. Mas certamente, transforma. Porque tudo que nos acessa, nos agrega de alguma forma.

A terapia é um lugar desses, que promove escuta de todos esses ruídos que a vida provoca. Não é igual, o papo do corredor, ou a conversa na sala de espera. Terapia é uma possibilidade de visitar a si mesmo, com prudência, consciência e amor, transportados pela escuta, do terapeuta e de si mesmo.

AUTORA PSICÓLOGA TAIANI QUINTANILHA

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE