depressão1

Depressão? Quando devo buscar a ajuda de um Psicólogo?

A tristeza é um sentimento muito comum nos dias de hoje, se faz presente no dia a dia de muitas pessoas. Tem gente que lida melhor com isso, tem gente que lida pior… Essa maneira de lidar com a tristeza vai depender dos recursos internos que cada um tem para administrar esses sentimentos.

O fato é que no caso da tristeza se faz necessário algum episódio real de perda ou frustração, como o termino de um relacionamento, ruptura de uma amizade, a não realização de algum projeto que estava programado.

Geralmente quando esse tipo de situação acontece ficamos triste, meio sem vontade de fazer as coisas. No entanto, esse sentimento deve ser passageiro. Em seguida espera-se que o sujeito consiga reinvestir suas energias em coisas produtivas, retomar a vida.

Já no caso da depressão, nem sempre é necessário que algum fato real tenha acontecido, ele pode acontecer ou não e a pessoa tem muito mais dificuldade de lidar com isso.
É uma tristeza profunda, paralisante, que parece não ter fim. Praticamente todas as áreas da vida da pessoa são afetadas, sono, fome, autoestima, vontade de se arrumar… Sair para a rua parece uma tarefa impossível, tudo fica mais difícil.

É um sentimento de solidão muito grande.

O bom é que a depressão tem tratamento, a psicoterapia muitas vezes associada ao uso de medicação tem um resultado muito bom e satisfatório.
Eu diria que a maior dificuldade consiste em que a pessoa que sofre de depressão consiga romper com essa inércia típica da doença para buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Nesse sentido os amigos e familiares tem um papel fundamental. É de suma importância poder dar-se conta de que a pessoa que está doente muitas vezes precisa de ajuda para pedir ajuda. Ajudá-la a fazer esse movimento, pode ser o primeiro grande passo para o início do tratamento.

 


Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Marque sua consulta