desfraldepsicologa-porto-alegre

Desfralde: Dicas

O momento do desfralde é muito importante para a criança e seus pais, por ser um marco de amadurecimento, com sinais de aumento da independência e autonomia infantil.
Neste post escrito pela Psicóloga Karine, o objetivo é trazer sinais que indicam que a criança pode estar em momento de iniciar o processo de desfralde, considerando também uma avaliação do ambiente familiar.
Antes de dar inicio ao desfralde é importante avaliar possíveis mudanças na rotina e no ambiente da crianças, como:
  • Mudança de residência;
  • Troca de cuidador (caso esteja em escola infantil, importante que seja em um momento afastado da troca de professores, que acontece ao inicio de cada ano);
  • Ingresso em escola infantil (neste caso, inicio o processo com antecedência ou após a criança estar adaptada a escola);
  • Acontecimentos familiares importantes como divórcio de pais, adoecimento ou perda de algum ente querido e nascimento de um irmãozinho(a);
O desfralde tem que ser tranquilo tanto para os pais como para a criança, por este motivo, é interessante que a data de inicio seja pensada para uma época em que os pais possam estar presentes por mais tempo, como feriados ou férias.
Além disto, os pais podem se planejar e conversar sobre como irão se organizar e revezar nos cuidados com a criança durante os primeiros dias desta transição da fralda para a roupa íntima.
Quando os pais estão seguros neste processo, a criança consegue se sentir mais empoderada, afinal é um importante momento de amadurecimento.
Agora, a criança vai poder controlar algo, o seu xixi e seu cocô.
Costumo aconselhar aos pais que conversem com as crianças sobre o desfralde explicando como, quando e por que vai acontecer.
Muitas vezes, o uso de livros de histórias sobre desfralde são ótimos aliados, mostrando de forma lúdica a forma com que o personagem (outra criança) descobriu que estava pronto para usar o penico – ao final, indico algumas opções.
Antes de falar sobre os sinais físicos e psicológicos para o desfralde, ressalto que não temos como precisar uma idade em que a criança estará pronta para iniciar, mas os pais são as pessoas que melhor conhecem seus filhos para avaliar quando o momento chegou.
Aliás, para os pais, também é um momento importante.
Por fim, agora vamos falar sobre alguns dos sinais que podem indicar que o inicio do processo de despedida das fraldas este eminente:
  • Caminha com firmeza;
  • Consegue tirar a própria roupa;
  • Mantém a fralda seca por, em média, duas horas;
  • Verbaliza e dá sinais de que esta fazendo ou quer fazer xixi e cocô;
  • Consegue permanecer sentado e na mesma posição por cinco minutos;
  • Demonstra interesse em ter maior independência;
  • Traz sinais mais colaborativos durante o dia-a-dia, querendo auxiliar aos pais e demais;
  • Começa a compreender o lugar das coisas (onde dormir, onde comer, onde brincar e onde usar o penico)
Caso exista insegurança dos pais ou cuidadores, quanto o inicio do desfralde ou sobre dúvidas durante este processo, é valioso que busquem orientação de uma psicóloga infantil ou com o pediatra da criança. São os profissionais mais capacitados para atender e tranquilizar a família.


Dicas de Livros:
O Pirata Pedro e seu penico – Editora Salamandra
A Princesa Polly e seu penico – Editora Salamandra
Não vou mais usar fralda! – Editora TodoLivro

Autora: Psicóloga Karine D Donni

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750


 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta