terapia online

Como Funciona a Psicoterapia On-Line?

Começo esse texto me perguntando “quem diria que falaríamos tanto sobre saúde mental para além do setembro amarelo, não é?” 

Estamos vivendo individual e coletivamente um momento bastante difícil, em que todos nós, em maior ou menor grau, sofremos em algum aspecto.

Nossos sentimentos mais profundos tornaram-se intensos e os pedidos de ajuda psicológica estão cada vez mais frequentes. Porém, os psicólogos também estão fazendo isolamento social e por isso, os atendimentos estão em sua grande maioria virtuais. Mas na verdade, não é de agora que nós psicólogos estamos atendendo neste formato. O Conselho Federal de Psicologia já permitia, antes da pandemia, essa modalidade de acordo com a resolução  Resolução CFP nº 011/2018.

Mas então alguns questionamentos podem surgir. Um tratamento on-line  tem o mesmo efeito que o presencial? Funciona mesmo? 

A resposta é sim. Digamos que toda a capacidade técnica e teórica necessária ao profissional, para auxiliar seus pacientes, está dentro dele. Nosso material de trabalho é puramente intrínseco, é a nossa mente. Por isso, é possível, mesmo que por vídeo chamada, que se construa um vínculo entre terapeuta e paciente, uma relação pautada pela ética e embasamento teórico. Ou seja, a capacidade, qualificação, questões de sigilo e empenho do profissional serão os mesmos. O vínculo, que é bastante importante nos tratamentos psicológicos, pode ser tão forte quanto do atendimento presencial. O vínculo não depende da proximidade física.

Portanto, a psicoterapia on-line torna-se uma forma mais flexível, dinâmica e acessível para qualquer pessoa do mundo. Para quem está em isolamento social, para quem se interessou pelo trabalho de um profissional de outra localidade, para pessoas que vivem em outro país, enfim, para quem quiser se tratar e não pode (ou não consegue) sair de casa. 

Mas e o investimento financeiro? Ele segue o mesmo, já que estamos falando que a qualidade e eficácia do atendimento, capacidade profissional do psicólogo e tempo de duração das sessões seguem iguais. Então os valores do atendimento virtual são os mesmos do presencial. 

Então o que é necessário para que o paciente busque um tratamento on-line? É necessário estar motivado e disponível para um mergulho profundo dentro de si. Além disso, o paciente precisa de um aparelho (celular, tablet, computador) com câmera e internet. Um local privado, então que esteja sozinho, que não seja interrompido e que seu sigilo possa ser respeitado. Já vi pessoas realizarem suas sessões desde dentro do quarto, escritório, cozinha, banheiro, até na garagem e dentro do carro. O que podemos entender disso é que quando se quer mesmo, dá-se um jeito! Uma das possibilidades para quem tem outras pessoas em casa é fazer uma combinação de que durante 50 min precisará ficar sozinho sem interrupções, e ligar uma música ou a TV, no ambiente externo ao que ele estiver. Isso ajuda o paciente a se sentir mais confortável, uma vez que o som auxilia no isolamento acústico. Fones de ouvido também são muito bem-vindos, além de ajudar nas possíveis interferências, a voz do profissional só será ouvida pelo paciente. 

Para finalizar, se você iniciar um tratamento on-line com um profissional próximo a você, é possível combinar sessões presenciais em algum momento, de acordo com a necessidade e desejo do paciente. 

O tratamento on-line pode ser, então, uma ótima oportunidade, um primeiro passo para se ter mais saúde mental e qualidade de vida. Vale a pena agendar um horário e analisar junto com o profissional a viabilidade do tratamento psicológico on-line para você.

AUTORA PSICÓLOGA RENATA ROSSETTI

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta