introvertido psicologo

Autoconhecimento – O Introvertido

Aí você está em uma festa, e percebe que neste ambiente tem muitas pessoas, você conhece algumas e outras não, existe uma movimentação no salão com muita comida e bebida, a música está animada e algumas pessoas estão dançando.

Nesse momento você faz o que?

 

a – aprecia todo movimento e fica feliz de estar ali, tendo a oportunidade de fazer novos contatos e possíveis amigos?

b – pensa que talvez fosse melhor ter ficado em casa, lendo um livro ou vendo um bom filme?

 

Caso a sua resposta seja a letra “a”, há grandes possibilidades de você ser uma pessoa extrovertida. Falaremos sobre estas características num próximo Post.

 

Mas, se a sua resposta foi a letra “b”, talvez você seja uma pessoa introvertida.

 

O introvertido é aquela pessoa mais pensativa, que dirige sua atenção para a sua subjetividade, para o seu mundo interior, ele aprecia muito mais a companhia dos livros do que das pessoas ou tem preferências por se relacionar com um grupo bem restrito de pessoas, normalmente amigos que já conhece há bastante tempo, com  os quais já estabeleceu certa confiança.

 

Ele sempre vai tender a ser reflexivo, normalmente vai demorar  muito para tomar uma decisão, é muito controlado, exceto na companhia de pessoas íntimas.

A sua preferência é  por atividades mais solitárias e com poucas pessoas.

 

Obviamente por necessidades sociais o introvertido vai ter momentos em que vai precisar se relacionar mais fortemente com a realidade externa e vai ter momentos de extroversão, por exemplo quando tem que apresentar um trabalho na faculdade ou na escola, ter que participar de uma reunião, estes momentos vão fazer com que o introvertido tenha um desgaste de energia grande, e para se recuperar normalmente vai precisar passar um longo período refletindo sobre os momentos em que vivenciou.

O introvertido gosta de rotina, gosta de ter as coisas ajustadas, não aprecia mudanças constantes em sua vida. Enfim estas são algumas características do funcionamento introvertido.

 

O Psicólogo está habilitado a auxiliar os indivíduos nesta busca pelo autoconhecimento.

 

Entender o nosso funcionamento, trazer um pouco de autoconhecimento para a nossa vida  pode nos auxiliar a melhorar a maneira como vivemos, ajudar a maneira como enfrentamos  as dificuldade de convivência,  e principalmente nos ajudar a ter uma melhor qualidade em nossas relações, trazendo mais bem estar interno e externo.

 

A medida que nos conhecemos, temos a condição de definir melhor os ambientes  que nos fazem bem e aqueles que talvez tenhamos que suportar por motivos específicos, faz nos entender o porque de certos sentimentos e comportamentos.

 

A medida que o processo terapêutico vai avançando,  vamos nos conectando mais e mais com quem realmente somos e nos aproximando da nossa verdadeira essência, vamos também nos aproximando do nosso potencial, que colocado em pratica nos trará a felicidade de ser quem  realmente somos, de assumir nosso lugar no mundo e estar pronto para uma vida mais plena e com significado.

 


AUTOR PSICÓLOGO JOÃO ARIAS

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Marque sua consulta