setembro amarelo

A Psicoterapia como aliada à Prevenção do Suicídio

No mundo, um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos (a primeira é acidente de trânsito). A OMS (Organização Mundial de Saúde) além de trazer esses dados, refere que 9 de 10 mortes poderiam ter sido evitadas.

O mês de setembro é conhecido pela campanha de prevenção ao suicídio: setembro amarelo. Com as redes sociais tão presentes em nossa vida, é comum que milhares de posts se espalhem em prol do acolhimento do sofrimento, da escuta, da ajuda. Porém precisamos compreender nosso limite como amigo, colega, familiar e reconhecer que nem sempre podemos solucionar o problema de alguém, ainda mais quando isso se trata sobre saúde mental. 

Podemos sim, ouvir e acolher as dores do outro, demonstrar empatia, tentar confortar, contudo é preciso ter cuidado com as palavras. Alguém que está frágil, sensível, seja qual for sua dificuldade emocional, pode acabar sendo prejudicada por “conselhos ou dicas” de quem está bem intencionado, mas sem qualificação profissional para tal.

Portanto, ao identificar que uma pessoa possa estar com ideação ou plano suicida, o melhor que podemos fazer é ajudar essa pessoa a buscar um psicólogo, um psiquiatra, uma emergência hospitalar, ou seja, um profissional ou local que seja capacitado para auxiliar essa pessoa. 

Na psicoterapia, por exemplo, a pessoa terá uma escuta qualificada, atenta, livre de julgamentos e com sigilo preservado. Juntos, psicólogo e paciente tentam compreender os sintomas, os sentimentos e as emoções que estão relacionados à ideação suicida e tentam amenizar o sofrimento.

Se por algum motivo, não for possível acessar um profissional, a CVV, Centro de Valorização da Vida, tem pessoas voluntárias treinadas para ouvir, auxiliar e orientar quem precisa, no site e no telefone 188, gratuitamente.

O que precisamos disseminar nesse mês e em todos os outros é que quem tenta o suicídio não quer morrer, quer acabar com seu sofrimento. Busque ajuda, busque tratamento!

AUTORA PSICÓLOGA RENATA ROSSETTI

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta