escuta

A Importância da Escuta na Educação dos Filhos

Ser Mãe, Pai, é um dos papéis mais desafiadores com o qual nos confrontamos durante nossa jornada. É após o nascimento de um (a) filho (a) que nasce também, uma nova pessoa, uma Mãe e um Pai, que até então eram responsáveis por si mesmos, faziam as coisas que eram boas para si, sem precisar se preocupar em como suas decisões impactam na vida das outras pessoas.

Ser Mãe e Pai, é algo simplesmente fantástico e ao mesmo tempo aterrorizante, a cada nova fase não se sabe ao certo o que fazer, nem muito menos como fazer, os filhos (as) não vem com manual de instruções, e é no dia-a-dia que um vai se espelhando e se Reconhecendo no outro, mesmo sem nos darmos conta somos os modelos para nossos filhos, com tudo que de melhor e de pior. Eles também formam a sua personalidade, suas preferências e nos têm como referência para tal.

É indescritível a emoção de ouvir os primeiros balbucios, vibrar atentamente pelos primeiros passos, se emocionar ao acompanhar os primeiros dias de aula, perceber como eles constroem o relacionamento com os colegas e professores, chorar nas apresentações da escola, dentre muitos outros acontecimentos com os quais nos deparamos.

A medida que eles vão crescendo nos surpreendem com suas observações, palavras que nem sempre são doces, aquela pergunta para a qual não temos a resposta pronta, e que nos desacomoda, faz pensar e lembrar que temos muito a aprender, e evoluir na nossa jornada como seres humanos, e principalmente como Pais.

É durante essa evolução, que temos a oportunidade de nos confrontarmos com algo ainda maior que os nossos desejos como Mães e Pais, temos a convicção e seguimos firmes nesse caminho mesmo eles já tendo a capacidade de começar a fazer as suas próprias escolhas.

Mas será que esse é o caminho certo? Lembre-se sempre que a melhor escolha, é a que respeita a vida, os sentimentos e as opiniões, sejam elas contrárias as suas ou não, o convite é que fiquemos cada vez mais atentos aos anseios e desejo dos nossos filhos, e não simplesmente fazer algo que achamos que é o melhor para eles.

Essa deve ser uma responsabilidade compartilhada, corroborando para que o adolescente faça escolhas cada vez mais assertivas.

Se você, Mãe e/ou Pai está passando por alguma dificuldade na criação dos seus filhos (as), ou precisa de ajuda, nos procure que podemos auxiliá-los nessa fase tão desafiadora do desenvolvimento humano que é a adolescência.

Os estudos têm mostrado o quanto a busca por novidade, o engajamento social, o aumento da intensidade emocional e a exploração criativa fazem parte dessa busca, e quando passamos a entender o que motiva nossos filhos, fazemos a diferença no desenvolvimento deles.

 

AUTORA PSICÓLOGA PATRICIA PANCOTTO

 

Se você procura Psicóloga (o) ou Psiquiatra em Porto Alegre entre em contato conosco e agende sua Primeira Consulta.

Atuamos com atendimentos a crianças, adolescentes e adultos assim como avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, avaliação de perfil comportamental e orientação vocacional/profissional.

Curta nossa Página no Facebook https://www.facebook.com/psicoaquiportoalegre

Siga nosso Instagram https://www.instagram.com/psicoaqui/

ou Ligue 051 99975-2605 /051 99286-9750

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Marque sua consulta