A Avaliação Neuropsicológica é uma avaliação sistemática das relações entre cérebro e comportamento.
Tendo como objetivo identificar a presença ou ausência de transtornos do desenvolvimento e cognitivos. Assim como dificuldades na obtenção de habilidades.
O que ela avalia?
Avalia todos os domínios cerebrais, incluindo: capacidade cognitiva, atenção, habilidades acadêmicas, memória, linguagem, capacidade visuoespacial, capacidade sensório-motora, funções executivas e processos sociais e emocionais.
Capacidade cognitiva é conjunto de habilidades que envolvem criatividade, raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato e aprender de acordo com as experiências.
Atenção é capacidade da criança de manter o foco e as informações no cérebro durante a realização de tarefas, ignorando distratores que possam interferir na realização do trabalho.
Habilidades acadêmicas são habilidades que derivam do funcionamento adequado e integrado dos domínios cerebrais. Podendo impactar no rendimento escolar da criança.
Memória é composta por elementos verbais, visuais e auditivos, que se referem ao registro original, consolidação, evocação e reconhecimento de informações.
Linguagem é a habilidade de tornar efetiva a comunicação, pode utilizar a fala, a escrita ou sinais.
Capacidade Visuoespacial são diferentes habilidades relacionadas à percepção e ao processamento das informações visuoespaciais.
Capacidade sensório-motora é conseguir controlar movimentos manuais de maneira a deixa-los mais precisos e rápidos.
Funções Executivas são conjuntos de habilidades cognitivas e processos críticos do comportamento e pensamento complexo (organização, planejamento, resolução de problemas).
Processos sociais e emocionais é a maneira como a criança se comporta em diversos ambientes no sua rotina. É avaliado o comportamento e a personalidade da criança.
Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?
Pode ser composta por uma ou mais entrevistas clínicas com Psicologo(a) e observações com a criança; entrevistas com familiares ou responsáveis, professores e demais profissionais que atendem a criança.
Assim como aplicação de instrumentos neuropsicológicos que avaliem as áreas de funcionamento cerebral.
Para complementar o profissional da neuropsicologia deve analisar avaliações escolares, registros médicos, avaliações psicológicas ou neuropsicológicas anteriores, se houverem.
Por que realizar uma Avaliação Neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica possibilita uma compreensão do cérebro e do comportamento da criança e como tais fatores se relacionam.
E com isso, propicia uma visão clara da forma com que a criança aprende e adquire novos conhecimentos, se relaciona com mundo a sua volta e quais são os seus recursos cognitivos.
Deve ser realizada por um profissional da Psicologia registrado no conselho regional que tenha os conhecimentos necessários para tal atividade.
É de uso exclusivo de Psicólogos(as) o uso de testes e instrumentos psicológicos ou neuropsicológicos.
Procure por um(a) para realizar a avaliação neuropsicológica de seu filho(a).
Referência: Argimon, Irani Iracema de Lima e Lopes, Regina Maria Fernandes Lopes. Avaliação Neuropsicológica Infantil: Aspectos Históricos, Teóricos e Técnicos. In: Avaliação Neuropsicológica Infantil, 2017, Sinopsys Editora.
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Autora: Psicóloga Natália dos Santos Aydos Rodrigues
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